20 de jan. de 2012

Politicas afirmativas dos negros.

Políticas afirmativas são ações que possibilitam a inclusão, neste caso, dos negros na sociedade, entre elas a mais discutida e questionada é a política das cotas, que tem como finalidade possibilitar o acesso dos negros ao ensino superior e por consequência a entrada do mesmo no mercado de trabalho.

As cotas foram implantadas por um contexto histórico de abolição da escravatura, um momento em que os negros foram libertos, não eram, de fato, escravos, mas as pessoas ainda os viam como tal, havia ainda o costume de vê-los como pessoas incapacitadas e predestinadas ao trabalho escravo, a idéia que a sociedade havia imposto.

Alem dessa visão que as pessoas tinham deles, havia o fato de não terem estudo o suficiente para conseguirem acesso ao ensino superior, então essa ação temporária se fez necessária, temporária por se pensar que com o tempo, além de o preconceito ser aos poucos abandonado, o acesso dos negros ao ensino básico seria maior e, assim, essa ação se faria desnecessária.

Há quem defenda que a época em que as cotas começam a se fazer desnecessárias já chegou, que hoje essa ação se torna uma exclusão ao invés de inclusão social, e há quem defenda que a mesma ainda se faça necessária, pois ainda existe um preconceito em nossa sociedade, e que o dia que não houver mais a necessidade dessa ação ela simplesmente desaparecerá.

A questão mais importante a ser discutida não é se as ações afirmativas se fazem, ou não, necessárias, mas sim se o preconceito em nossa sociedade ainda se faz presente, e de que forma se faz presente. O mais importante é influenciar as futuras gerações, não com um pensamento de que o governo protege os alvos de preconceito, mas sim de por que estes são alvo de preconceito se, teoricamente, somos todos iguais?

Nenhum comentário: