14 de jan. de 2012

Escolher, difícil ação.

Sou daquelas pessoas que os amigos dizem ser do contra, não por descordar de todos, mas por gostar de coisas a maioria não gosta, claro a maioria das pessoas com as quais eu convivo, faço técnico em química, logo é de esperar que a maioria das pessoas que estudam ali, inclusive eu gostem de química, alguns chegam a pensar pior, só gostamos de química. Não vou mentir, a maioria ali dentro realmente só gostam, ou gostam muito mais, de exatas, já eu, explicação do "contra", sou apaixonada por química, mas é a única exata que gosto, mas sou apaixonada também por sociais e algumas humanas.

Paro para pensar, quando nos formamos a maioria vai fazer algo relacionado a exatas, e muitos já tem escolhido e  certo o que vão fazer, mais uma vez eu do contra, não tenho ideia do que quero fazer. Fico a refletir, por que temos que escolher uma carreira para segui-lá pelo resto da vida? Começando pelo fato de que o resto da vida é muito tempo para fazer uma coisa só, e depois uma só. No meu mundo da imaginação nós podemos fazer quantas quisermos, sem a necessidade de escolher uma área para carreira, até porque o segundo grau não dá base para se escolher uma coisa para o resto da vida, eu por exemplo iria fazer uma faculdade de química, outra de história, sociologia, filosofia, psicologia, literatura, música.... (essa lista não tem fim).
As vezes minha criativa e bem motivada imaginação cria um mundo onde podemos ser cada dia uma coisa diferente, sem o compromisso de ter que escolher, ou pelo menos como se fosse um estágio, sim um estágio em cada área para poder escolher com mais propriedade o que queremos ser, mas voltando aos dias diferentes para quem não entendeu a ideia, ontem fui professora, hoje pediatra, amanhã astróloga, depois enfermeira, escritora, cartomante, papagaio, passarinho, árvore.

Não entendo o motivo dessa pressão que a sociedade faz em cima dos jovens para escolherem, escolher é um verbo tão malicioso, cruel e irritante, faz você tomar uma decisão entre duas coisas, ou mais, sendo que se fosse possível a escolha que você faria seria justamente não escolher, ficaria com tudo, simplesmente porque gosta, porque quer, seria bem mais divertido.

6 comentários:

Anônimo disse...

Não é só você que tem problemas com escolhas. Acho que internamente, todos tem, porém, quem não sabe o que quer fazer acaba optando pela alternativa mais óbvia.
Como o exemplo do curso de química, acredito que muito dos seus colegas de classe ainda não sabem o que escolher e por isso, escolhem continuar fazendo o que já estão. Também acho que é uma grande pressão que a sociedade faz sob os jovens.
Costumam considerar todos os fatores (empregabilidade, salário esperado, ramo desejado...) quando na verdade, acabam esquecendo que o importante é fazer o que se gosta antes de tudo. Se gosta de tantas coisas, devia estuda-las como quiser. Afinal, conhecimento nunca é demais.

Raquel disse...

Simey,
Td bem, Ludi é um pseudo pq a principio era pra quem me conhece não desconfiar que eu era protagonista daquelas histórias expostas no meu blog (cabeludas eu diria ahuaahu), mas eu n sei guardar mto segredo não (salvo família) e acho q td mundo ja sabe de quem é o blog, como eu disse ontem pra uma colega q veio perguntar se era meu o ultimo texto: "personalidade erótica é impossível disfarçar" ! Rs meu nome é Raquel!
**Agora agradecendo por passar la e conhecer meu espaço, espero que tenha gostado e volte sempre!
Passei aqui pra conhecer o seu e se n tivesse curtido n ia nem comentar ahuahau, adorei heim, gosto de blogs q tenham contudo, que o dono escreva bastante e coloque ideias!!
Voltarei sempre que possivel!!!
bjão!!
;)

Simey Lopes disse...

Anonimo
Concordo com tudo o que vc disse, mas estudar tudo é meio tenso, rs
Seja bem vindo.

Simey Lopes disse...

Anonimo
Concordo com tudo o que vc disse, mas estudar tudo é meio tenso, rs
Seja bem vindo.

Simey Lopes disse...

Ludi, que bom que gostou, esteja sempre por aqui, vem mais por ai.

Raquel disse...

pode deixar, venho sim ;)