27 de nov. de 2010

Vivendo entre tiros e muralhas.

O assunto da vez é a situação que o Rio se encontra, por que chegou até ai, e de quem a culpa, as pessoas procuram muitas coisas para culpar, os traficantes, a polícia, o Brasil, ou o próprio sistema, mas o problema é que o sistema só existe porque alguém "inventou" o mesmo, e  só persiste porque alguém o alimenta, e muitas vezes é alimentado por quem mais reclama dos seus efeitos.

Tudo, ou pelo menos a maioria das coisas que existe no mundo, é regida pela mesma teoria de oferta e consumo, só há oferta porque há consumo, se há muita oferta, ou uma oferta exagerada, só existe porque há muito consumo, porque o consumo exige uma super oferta. No sistema do trafico não é diferente. Se não existisse quem procurasse, não existiria o tráfico.

 Então se as pessoas querem um culpado vamos analisar melhor a situação, olhar para nós mesmos, nós estamos fazendo a nossa parte? Ou estamos contribuindo para esse sistema persistir e acabar com a vida de milhões de brasileiros? Para os hipócritas parem para pensar se isso vale a pena, se acabar coma vida de milhões de brasileiros para um prazer momentâneo de um simples egoísta vale o preço.

Para os que sabem que estão fazendo a sua parte, continuemos fazendo, sem desanimar, pois um dia, quem sabe, veremos o resultado de nosso esforço, um dia, quem sabe, os que alimentam esse sistema quase perfeito serão punidos, e nós não estaremos entre eles, persistência, pois nossas vidas valem mais que qualquer coisa que seja fruto de violência e impunidade. 

Quem sabe essa guerra urbana que estamos vivendo pode ser inicio da paz que esperamos, mas não basta simplesmente termos essa paz e não a mantermos, se conseguirmos essa paz nos convém fazer de tudo para mantê-la, pois nada é eterno.

25 de nov. de 2010

Tropa de Elite 3 - A batalha agora é ao vivo!

Rio de Janeiro, Novembro de 2010, estamos em estado de guerra urbana! Daria o conceito de um novo filme, Tropa de Elite 3D - disponível em uma esquina perto de sua casa! Estado de calamidade! Vou dar um pitaco para quem não esta por dentro. Com a criação das UPPs (Unidade de Policia Pacificadora) nas favelas do Rio de Janeiro, os traficantes estão botando pressão em toda cidade do Rio e arredores, incluindo baixada fluminense e zona norte.

Situação: arrastões, carros e ônibus queimados, moradores de em pânico, escolas fechando, comércio fechados, enfim, situação de pânico geral, todos tem medo de sair de casa, de ir trabalhar, de ir ao colégio, e alguns de ficar em casa. Tanques de guerra fazendo ronda em municípios e invadindo favelas atras de traficantes, bairros cheios de policias e viaturas (coisa que não é comum no dia-a-dia).

Começando que hoje em dia, sabendo que existe mais traficante que policia no Rio de Janeiro, criar uma policia pacificadora "do nada" é pedir para haver reação, nesta situação esta na cara que vai criar pânico, que os traficantes vão revidar, vão botar terror, estão tirando a área que eles tem a favor deles, pensar que eles iriam aceitar numa boa, iriam se entregar, ou que o trabalho seria fácil, que simplesmente botar a policia lá já esta bom, é muita inocência, é muita burrice!

Não estou dizendo que a criação das UPPs foi uma atitude errada, foi até bem pensado, estou falando que ação sem tática é burrice, antes de querer botar a policia para pacificar a favela deveriam ter pensado nisso, ter pensado que eles não iriam deixar barato, deveriam ter botado ao mesmo tempo o BOPE para subir o morro, e PMs em locais de possível acesso dos traficantes para proteção local.

O problema, não só de quem está a frente, mas de todo o ser humano existente na face da Terra, é querer soluções rápidas para os problemas, não existe soluções rápidas, são soluções para o momento que vai deixar a situação muito pior depois. Eu digo, se quer fazer alguma coisa, seja lá o que for, faça bem feito, pense em tudo, em cada detalhe e em cada possível efeito! O ser humano é inteligente, só precisa evoluir a capacidade de utiliza-la!

23 de nov. de 2010

Para que esperar...?

O fim de ano chegando, pessoas se preparando para o natal, pro ano novo, e para o próximo ano. Coisas que observo é que agora começa as promessas de verão, as pessoas começam a ver que alguns sonhos não foram realizados e deixam pro próximo ano, outras fazem outros planos pro próximo ano e esquecem os que não conseguiram realizar, mas uma que noto é que esses sonhos são sempre supérfluos, ou quase sempre.

Quero fazer uma proposta: vamos começar a planejar pelo menos o básico de nossas vidas, chega de ano que vem vou perder tantos quilos, ou ano que vem vou passar direto, ou ano que vem vou arranjar um namorado, ou mesmo ano que vem vou ser melhor. Que tal: ano que vem vou tornar minha vida boa para viver, ou melhor, por que não hoje mesmo? 

O problema das pessoas é que sempre estão pensando nos planos de suas vidas para depois, amanhã, semana que vem, mês que vem, ano que vem, mas por que não hoje? Você quer algo de concreto, comece hoje! Hoje estou começando um regime para perder tantos quilos, melhor: se aceite do jeito que você é, assim todas as pessoas vão aceitar, e as que não aceitarem não merecem a sua amizade.

As pessoas que deixam tudo para depois acabam perdendo o tempo, acabam deixando as melhores oportunidades passar, e acredite: elas não voltam! Acorda, começa a fazer hoje o que você quer amanhã, começa a plantar para ter alguma coisa para colher amanhã, ou pelo menos para seus filhos colherem, e os ensinem a plantar para dar uma continuidade, pois nada é eterno!

21 de nov. de 2010

O verão e o dilema dos branquelos.

Verão chegou, que maravilha, dia claro, sol brilhando, pleno Rio de Janeiro em altas temperaturas, tempo quente é sinal que o corpo precisa de água, e bastante, saída preferida do carioca? Praia! Isso mesmo, e aí é onde começa o dilema dos branquelos cariocas, como eu.

Como todo bom carioca, somos apaixonados por praia, estar nela é a melhor coisa do mundo, amo o mar, mas o problema é o estagio pós-praia, Todo branquelo que se prese fica vermelho com qualquer solzinho que pegue, logo, um dia na praia saímos igual um camarão; roxo de vermelho.

O problema começa depois do banho, seu corpo está quente, você já sente calor naturalmente, pois é verão, mais calor ainda se sente, mas o legal é que ao mesmo tempo, por seu corpo estar fervendo, você sente frio, pois por mais que o ambiente esteja quente, comparando ao seu corpo, ele esta frio, então o seu corpo cede calor ao meio e não o inverso, traduzindo: muito frio.

Então sua situação é essa: você quer se cobrir, pois esta com frio, porém você sente calor ao mesmo tempo que o frio, então não aguenta nem o lençol na pele, não só pelo calor mas sua pele arde muito. Então tudo começa a te irritar: o lençol, a roupa, o ar, o simples fato de estar respirando, ... É muito parecido com uma TPM.

Depois de três a quatro dias esse efeito, insolação, começa a passar, ufa! Então aparece outro problema: você está descascando! Ou seja, você está horrível! Tudo o que ficou vermelho agora troca de pele, não dá pra se arrumar pra uma festa, com essa cara? Não dá pra passar maquiagem, você vai ter quie ir no banheiro de cinco em cinco minutos para retocar a mesma, pois sua pele está saíndo.

Então, nós branquelos, temos que tomar cuidado, protetor solar, de necessário fator 50, cuidado, muita exposição ao sol pode causar câncer de pele, principalmente em nós que já somos sensíveis. Podemos ir a praia sim, mas com os devidos cuidados.

20 de nov. de 2010

Não é procurando que se acha.
Aguardando você guanha muito mais.
Porque mesmo que algo nunca chegue...
Você teve paciência pra esperar,
esperança pra te encorajar,
e coragem pra mostrar que,
independente de tudo e qualquer coisa,
não é procurando que se acha.
Aguardando você guanha muito mais.
Procurando você perde mais que tempo,
e aguardando você vive mais em paz.
Karla Moreno
http://pensador.uol.com.br/autor/Karla_Moreno/

19 de nov. de 2010

Momentos para aproveitar, e viver!

Dessa vez não vou avaliar as outras pessoas, farei um comentário de uma coisa que tenho observado em minha própria vida, e acredito que muitas pessoas também ja devem ter percebido o mesmo. As coisas nem sempre são do jeito que agente quer, ou que agente gostaria que fosse, nem tudo ocorre da maneira que agente planejou, ou que ao menos imaginou.

Até aí acredito que muita gente já tenha percebido, mas a novidade, pelo menos para mim, é que tudo, ou pelo menos as maioria, das coisas que acontecem na sua vida não acontece por acaso, não foram uma simples coincidência, ou melhor: não existe coincidência! Os detalhes que passam despercebidos não são meros detalhes, e as pessoas que passam pela sua vida não passam atuação, mesmo que sua atuação seja pequena.

É interessante como pequenas coisas tem um poder imenso sobre fatos de uma vida, situações e atitudes, e é também interessante como algumas coisas que consideramos ruins na hora que acontecem tem um efeito bom, ou até melhor do que seria se a coisa ruim não acontecesse. Contraditório? Estranho? Sim, concordo, mas é a mais pura realidade.

Só por isso aprendi a viver cada momento intensamente, cada momento bom, e cada momento ruim, pois além de poder se transformar em um bom, não volta, o tempo não volta nem para, e aquele momento que você deixou passar não vai voltar.

Não espero nada da vida, espero de mim, não espero que vida seja boa, espero que eu consiga fazer que a vida seja boa, e também não espero que a vida me dê bons momentos, espero que eu consiga me trazer bons momentos, e consiga transformar os ruins em bons.

18 de nov. de 2010

Para de procurar, espera!

Voltando a falar do ser humano, acho que é o meu assunto favorito, gosto de analisa-lo, estuda-lo, entende-lo, ou pelo menos tentar, mas dessa vez o foco é a capacidade deste incrível ser de não perceber as coisas que estão debaixo do seu próprio nariz.

Quantas vezes procuramos uma coisa insistentemente e no final das contas ela esta no lugar mais obvio que poderia estar. Com coisas simples mesmo, quem nunca ficou uma hora procurando as chaves da casa ou do carro, ou a carteira, ou alguma coisa importante que não consegue achar, e depois que agente desiste de procurar percebe que esta ali o tempo todo, bem a vista. mas você estava tão preocupado que não percebeu.

Também é assim com as coisas mas complicadas, ou simplesmente menos simples, existem pessoas que procuram uma amizade verdadeira que se ocupam tanto em procura-la que não percebem que o amigo que esta ali do lado é esse cara, ou ela. 

E não é diferente no amor, muitas vezes estamos preocupados em procurar uma pessoa que tem tal tipo físico, que tem esse ou aquele jeito, essa ou aquela qualidade, muitas vezes se esquecendo do principal que o simples fato de a mesma te amar. As vezes o simples fato de você esta procurando te impede de ver que aquela pessoa que ali no canto dela tentando se aproximar, tentando chamar sua atenção tem grandes chances de te fazer feliz.

As vezes aquela pessoa que você não da nada por ela pode ser a pessoa da tua vida, a pessoa que vai te fazer muito feliz, mais feliz que aquela da televisão..., e simplesmente você esta tão ocupado em selecionar que não percebe, esquece esse padrão que a mídia impõem, esquece que ela tem que ser loira, magra dos olhos verdes, esquece que ele tem que ser alto, moreno, bonito e sensual, beleza não põem mesa!

A coisa mais sensata a se fazer é esperar, mas esperar mesmo, sem ficar se questionando se é assim, se é assado, e quando a pessoa chegar você saberá sem duvidas que é ela a pessoa que te fará te feliz pro resto da sua vida, e quando chegar vai, vai sem medo de ser feliz, sem medo de se entregar, sem medo de amar, porque amar é a melhor coisa do mundo. O amor pode mudar uma vida para sempre!

17 de nov. de 2010

Eu tenho um vício de entender as pessoas. Pois quanto a mim? não me entendo mas ajo como se entendesse.


http://pensador.uol.com.br

Um problema eterno!

As pessoas podem ser diferentes, podem ser altas ou baixas, gordas ou magras, brancas ou negras, ou até pardas (se isso existe), híbridas, velhas ou novas, instruídas ou não tanto assim, mas uma coisa une todas as pessoa do mundo, uma coisa que pode se tornar um grande problema ou uma grande solução, é o amor, ou pelo menos o que se acha ser o amor, ou paixão, o simples gostar de alguém.

Isso não chega a ser um problema, o problema é quando a pessoa a quem seu sentimento se destina não corresponde, ou ignora, ou não faz a mínima idéia do que sente por tal individuo e o pior é que você não tem coragem de demonstrar, seja lá por qualquer motivo, ou por ser tímido, ou por seu convívio não permitir, ou por simples medo da reação do mesmo.

Então eu começo a pensar: por que? Por que você não pode mandar no próprio coração? Por que não se pode gostar de pessoas prováveis? Por que não é tão fácil deixar de gostar tanto quanto é fácil gostar? 

Mas as coisas não são, e nunca foram, fáceis, todo o ser humano só da valor às coisas que exigem sacrifício, às coisas dificeis difíceis, então por que na vida sentimental seria diferente? O jeito é aprender a conviver com o coração, entender como ele funciona e tentar ajuda-lo, além de usar também a cabeça na hora de avaliar uma decisão do coração, só para prevenir que o mesmo se parta.

Melhor sempre esperar menos e ser surpreendido, do que esperar mais e ser desapontado!

15 de nov. de 2010

Hoje rebeldia, e amanhã?

Adolescência rebelde: a coisa mais idiota que eu ja vi na vida! Os motivos básicos para um adolescente se tornar rebelde: papai não quer dar o Play Station que ele quer, mamãe não quer deixar ele voltar mais tarde, papai não quer dar o laptop que todo mundo tem.... é dai fupra pior!

Me sinto obrigada a falar que você é um moleque, um mané! Tenho certeza que seus pais não tiveram nem metade do conforto que você tem, que lutaram muito para dar a você o conforto que você tem, e tem sim, concerteza tem um computador em casa, estuda em um colégio bom, tem sua roupa para vestir se quiser sair... coisa que tenho certeza seu pais conseguiram com muito esforço para você!

Ai o que acontece: em vez do babaca dar valor ao que tem, vai ficar revoltadinho e vai... parar de estudar, é o seu futuro que esta em jogo não o dos seus pais, vai fazer greve de fome, é você que vai morrer, vai usar drogas, é você que vai ser preso e morrer, vai ser fã do restart, o seu ouvido que vai querer deixar seu corpo, vai pular do precipício, vai fazer um favor a humanidade.

Se todo mundo desse valor ao que seus pai estão se sacrificando para lhe dar, perceberiam eles não tiveram nem metade do que você tem hoje, então lutariam também para que você tem seja pelo menos metade do que eles terão, assim acredito que para nossos bisnetos, ou para os netos dos nossos bisnetos, o Brasil talvez fosse um país de primeiro mundo.

12 de nov. de 2010

Assim caminha a humanidade...

A humanidade tem uma capacidade impressionante que muitos desconhecem, o poder de adaptação e coesão, além de a inteligência humana não ter limites se bem trabalhada e estimulada. Mas o que me impressiona é que apesar de toda a qualidade, de toda a evolução, o ser humano tende a ser sádico e masoquista, tende a gostar de sofrer e tem um prazer indescritível em ser burro.

Tudo bem que o que é proibido é mais gostoso, mas o que é gostoso? É gostoso acabar com seu corpo e mente? Vamos aprender a pensar e analisar, pois tudo o que é proibido tem um motivo para ser.

Pensando em drogas, qual o prazer que os... indivíduos irracionais (racionais é que não são) sentem em cheirar uma mistura de ácido clorídrico, ácido sulfúrico, amônia e éter, que é a cocaína. O prazer de corroer o próprio nariz?

Qual o prazer do... sádico em fazer o seu corpo perder sódio e sais importantes pelo suor de maneira a ter que tomar água a cada 10 segundos. O prazer de engolir uma pílula colorida que é o ecstasy? É mais fácil ir no show no Restart!

O mais estranho, colocar um selo de papel na boca pra ficar doidão, a Heroína chega até a ser ridícula, pois quem é o imbecil que vai comer papel? Acredite, chegamos a esse ponto!

É depressivo pensar que esse ser tão inteligente, tão capacitado possa ter da mesma maneira a burrice de destruir a sua vida. Tomar algo, sem saber ao menos sua composição, ou seus efeitos, ou saber mas simplesmente ser idiota o bastante para cair em pilha de mané. É decepcionante saber que isso existe.

11 de nov. de 2010

Definindo algum futuro

Uma coisa que esta na cabeça de muitos jovens, principalmente os que estão estudando para o vestibular: o que eu vou ser? Muitos estão decidindo, mas muitos já sabem o que vão ser. E é ai que eu quero chegar! O interessante é a pergunta que vem por traz da pergunta à cima: por que eu vou ser isso?

Observo que as respostas variam, algumas agradáveis, outras decepciocionantes. Enquanto existem pessoas que escolhem uma carreira porque gosta, existem aquelas que escolhem apenas por dinheiro, ou pior, porque alguém quer, normalmente os pais.

Quando escuto alguém dizer: "Não gosto mas vou fazer porque dá dinheiro..." não consigo imaginar um futuro. Fazer o que é convencional não traz felicidade, muito menos satisfação. Sendo realista: nenhuma carreira da dinheiro no Brasil, FATO! Então já que você vai passar mais de 2/3 de sua vida se dedicando a uma coisa que... vai ser sua vida, pois ninguém em sã consciência consegue parar de trabalhar e só curtir os "frutos", pelo menos que sinta prazer no que faz.

A idéia é basicamente essa: você se mata de estudar, trabalhar, etc. para não... morrer! Contraditório? Não, bem bolado. Um sistema que beneficia poucos a partir do esforço de muitos.

O sistema te obriga a segi-lo lhe convencendo que você precisa dele, o que não deixa de ser verdade. Nós alimentamos o sistema e somos alimentados por ele, logo não podemos deixar de alimenta-lo. Um ciclo sem saida.

Tenho que concordar com nosso amigo Capitão Nascimento quando ele diz: "O sistema é foda!"

Por isso, por mais que não se possa escapar, pode adaptar de maneira a te beneficiar. Fazer o que gosta, uma maneira de sofrer menos!