18 de dez. de 2010

Mais outro mundo invisível.

Pensar em um mundo de três dimensões apenas já é pensar pequeno para os físicos, o mundo como vemos, em comprimento, altura e profundidade, da base para pensar em mais algumas dimensões. alguns físicos fizeram teorias relativas a isso, alguns dizem poder haver 11 dimensões ocultas, outro 27, as teorias se baseiam na teoria da relatividade.

Defende-se que vivemos em um mundo onde só vemos três dimensões, mas existem mais dimensões que não podemos ver, então torna-se difícil explicar com exatidão, assim como em um desenho que o professor faz no quadro é difícil enxergar com exatidão a terceira dimensão, nós simplesmente não podemos ver as outras dimensões assim não conseguimos ver os raios ultravioleta. (Teoria das Cordas)

Outra coisa é que o tempo também pode ser considerado uma dimensão, sim ele é quantitativo, e pode ser considerado como matéria, (uma coisa que tenho que pesquisar mais), tornando, assim, a gravitação uma simples questão de geometria, todo o mundo se torna uma simples questão de geometria, o que por um lado dificulta a vida dos físicos, pois não podem criar uma teoria baseada em uma teoria geométrica se a mesma não estiver correta.

Uma dessas teorias sustenta que o universo que podemos ver é uma pequena membrana em outro universo gigantesco, como uma algumas gotas de óleo boiando em um copo cheio d'água, mas só podemos ver o óleo. Uma teoria, não relacionada a esse assunto, diz que o universo é finito, se chegarmos ao fim dele voltaremos ao começo, concluo eu que isso dentro do que podemos ver.

Alguns podem pensar, "mas como a ciência pode estudar algo que não podemos ver?". Bom, a química faz isso o tempo todo, não vemos o átomo, muito menos o quark, mas todas as teorias que se estuda nos colégios, nas faculdades, e em quais todos acreditamos, e muitos achamos fascinantes, é baseada nestas duas partículas que não vemos. Mais um fascinante assunto para estudar, e a cada dia a ciência da saltou incríveis.

Nenhum comentário: