6 de dez. de 2010

A mágica da interdisciplinariedade

Estava estudando para as provas de final de período, cansei, e como toda boa adolescente, fui para o computador passar o tempo na internet, mas sou um pouco diferente do comum, estava sim no msn e companhia, mas gosto de pesquisar, ler, e vira e mecha jogo assuntos aleatórios no parceiro de todo estudante: google, no meio de leituras avulsas me deparei com um assunto referente ao qual estava estudando a pouco, mas em uma matéria que completamente diferente, me deparei com a interdisciplinariedade. 

Comecei a pensar então que essa forma de ensino que quer entrar em nossas escolas de fato é bom, pois um aluno que diz que gosta de tal matéria mas não gosta de outra poderá perceber que elas estão ligadas, não falo de uma ou outra, como química e física, mais sim de toda e qualquer matéria, tudo esta relacionado entre si, como tudo tem uma explicação, um começo, e nada surge por acaso, e tudo reflete em muitas areais da vida, tudo tem relação direta.

Um bom exemplo, para quem gosta de literatura, o homem escreve sobre o que conhece, logo se surge uma nova forma de texto, surgiu um novo comportamento na sociedade,  que para entender como tal surgiu recorremos a história, ... e assim, é bem capaz, de se começar a gostar de história também, o romantismo (literatura) surgiu por volta do século IX, que foi quando começou a surgir a idéia de se casar por amor, e coisas do tipo, causada pela revolução industrial que acabou com a estrutura de familia aristocrata, (com o tempo claro), que era assim por causa .... assim não termino de escrever hoje.

Posso fazer um passeio por varias matérias selecionando apenas um assunto, posso sair da química e chegar em psicologia, posso sair da geografia e chegar em mitologia, ..., enfim.
A idéia que quero passar é que não tem porque se estudar matérias isoladas, juntando as coisas você consegue associar melhor, entender melhor, e talvez até gostar de matéria "chatas", talvez gostar de tudo.

Além de ser um bom método de estudo, apesar de não ser utilizado fielmente nas escolas ainda, mas é interessante olhar fatos por todos os ângulos, perceber que as coisas só acontecem porque muitas outras coisas influenciaram para aquilo, que tais coisas são estudas em outras matérias, e se vistas por esses ângulos específicos se tornem interessantes.

Nenhum comentário: