27 de set. de 2011

Escolhas apressadas

Qual a pergunta que é mais feita para um criança? O que você quer ser quando crescer? Acho isso muito injusto, a criança não tem noção de mundo, não sabe o que ela gosta e o que ela não gosta, ela só conhece o que esta ali na frente dela, o que ela convive, então o mais provável é ela responder alguma referente a profissão dos pais, isso quando não diz exatamente: "quero ser igual o papai". A sociedade já faz agente pensar no quer ser desde de pequeno mesmo sem conhecer.

Mesmo no ensino médio é difícil, a maioria dos colégio de ensino médio não da base para se fazer uma escolha para o resto da vida, agente acabou de sair de uma fase de brincadeiras e faz de conta, alguns nem saíram ainda, e já somos obrigados a escolher o destino do resto da vida, não tem muito cabimento. O mais interessante é como se baseia essa escolha, a escolha certa é feita quando se escolhe o que dá dinheiro ou o que se gosta, se for os dois melhor ainda, a questão é que o que dá dinheiro agora amanhã pode não dar mais.

Mas tem outra questão mais importante, como eu vou saber do que eu gosto se eu não conheço, "o ensino médio é para isso", mas o ensino médio não te mostra como determinada coisa é de verdade, você acha que gosta de uma determinada matéria, mas quando vai para a faculdade daquilo vê que não é exatamente aquilo que você imaginava, ou acaba não gostando. Não é justo termos que decidir toda a nossa vida quando ainda estamos conhecendo como funciona o mundo, não é a formula da felicidade, não é conveniente, não dá certo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Me vem a idéia de "multi" ao ler seu texto, temos a capacidade de fazer várias atividades e para isso temos que aprender sobre muitos assuntos e quando aparecer as oportunidades ou nescessidades podemos por em prática ou não, agora lembrei de Caetano Veloso "ou não", hummm, esse exercício de pensar e escrever tá me despertando uma vontade de ser blogueiro rsrs.
Marcos.

Simey Lopes disse...

é, verdade, gostamos de muitas coisas, é dificil escolher uma.
Caetano foi boa.... acho que um blog seu seria interessante, tenta...