7 de set. de 2011

Dia da troca de dependência

No dia 7 de setembro de 1822 o nosso querido Imperador Dom Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon,  mas conhecido como D. Pedro I, resolveu que o Brasil deixaria de ser colônia para ser um país, para ter sua independência, e hoje pessoas perdem suas tardes fazendo desfiles em baixo de sol quente em memória de um coisa que nunca existiu, sim nunca existiu, pois lhe pergunto: somos independentes? 

No dicionario o significado de independência é:  Ausência de dependência; liberdade. Condição de uma pessoa, de uma coletividade, que não se submete a outra autoridade e se governa por suas próprias leis. Vamos analisar, então, com base nessa informação, nossa situação. Seguimos nossas próprias leis? Se pensarmos que vivemos sob as leis do capitalismo, vivemos em prol de ter para podermos ser, e que mesmo se conseguimos ser temos que ser do jeito que o capitalismo manda sermos, pois isso é o certo, vestir esta roupa é ser legal, usar este óculos é ser popular, ter sempre o carro do ano é o principal, e ser quem você é de verdade é besteira, todos somos atores do mundo real. Penso que isto não é viver por suas próprias leis e sim por leis que nos impuseram a muito tempo atras.

Não nos submetemos a outra autoridade sem ser a nossa? Essa é fácil, somos criados, desde que nascemos, como objetivo de obedecer, primeiramente à nossos pais, o que deveria ser por respeito e compreensão de vivencia, depois à nossos professores, à nossos chefes / patrões, à policia, que teoricamente deveria ser uma autoridade eficiente à segurança, mas só fica com a parte de autoridade, aos governantes, presidentes, etc, sem falar que somos submetidos a autoridade do capitalismo, do dinheiro, pois sem ele não vivemos, temos que pagar até para respirar, se quisermos um ar, teoricamente, limpo, ou vá morar na favela, onde você deverá se submeter à "autoridade" das milicias e dos bandidos. Definitivamente não nos submetemos somente a nossa autoridade, se é que temos alguma.

E por fim: temos liberdade? Já escrevi vários textos falando sobre liberdade aqui neste blog, já falei que nós temos a liberdade de falar, desde que seja o que as pessoas querem ouvir, temos a liberdade de ir e vir, desde que sejamos vigiados com a desculpa de sermos possíveis terroristas, entre outros, se você olhar para o lado verá que não temos liberdade. além de, é claro, o próprio país não ser independente como país, apenas trocamos de "donos", Portugal para EUA, EUA para o próprio dinheiro. Então vamos pensar para um país que comemora 189 anos de independência acredito que sejamos tão independentes assim. 

Vamos parar de tratar nosso caro amigo Imperador cujo o nome ocupa duas linhas desde texto (sem a figura) como herói, pois não é, nem no dia da independência nem no dia do fico, que foi outra farsa (uma história para outro texto). Isso só mostra que o povo brasileiro não conhece sua história, nem ao menos o presente, e um povo que não conhece sua história esta fadado a repeti-lá.

2 comentários:

Jonga Olivieri disse...

Muito bom este seu texto sobre independência. Principalmente sobre a “verdade” histórica do fato.
Outro dia mesmo estava lendo em algum lugar que a independência deveria ter sido declarada em 1889 quando se proclamou a República. Entre outras coisas porque o nosso “Imperador” depois de certo tempo, renunciou para assumir o seu cargo de Rei de Portugal, onde foi Dom Pedro IV. Eu vi isso, tem uma estátua dele no Largo do Rossio em Lisboa.
Mas o fato é que até hoje não foi declarada a independência deste país. Primeiro foram os portugueses, seguidos dos ingleses e devidamente sucedidos pelos estadunidenses. E assim, até hoje somos colônia, esta é a verdade!

Simey Lopes disse...

Sim, creio que basicamente todo o mundo seja "colonia" dos estadunidenses.
Quanto a republica é outra que é falsa, a proclamação só houve de fato em 1993 (ano em que nasci) com uma... enquete (não sei ao certo o termo) onde o povo decidiu que tipo de governo queria, proclamada com 104 anos de atraso.