19 de jan. de 2011

A natureza simplesmente reage.

O assunto da vez é o desastre natural que ocorreu na região serrana, eu pensei que fosse mais um desastre que chegou a mídia e fosse ser esquecido rápido como muitos outros, mas já percebi que os desastres naturais que na verdade não são naturais de fato são os que perduram na mídia. Está se procurando um culpado para tal, os políticos, os urbanistas, talvez a própria natureza, só que a resposta esta na cara.

Como disse nossa querida "presidenta" (além de criar novas palavras) a moradia irregular no Brasil é regra e não exceção. Ela está certa (ao contrario de como se chama, o correto é a presidente), e acontece que como brasileiros construíram casas aonde deveria ter mato um simples fenômeno chamado erosão pluvial é acelerado, o que deveria ocorrer em séculos e lentamente ocorre em segundos.

Pode-se observar que só a área que continha casas que desabou, pois o mato é feito para segurar os sedimentos que se deslocam, mas onde há casas não há mato, logo os sedimentos não são segurados, e provocam o nosso "desastre natural".

O engraçado é que os urbanistas avisaram que isso iria acontecer, mas como sempre só se da ouvidos aos avisos quando já é tarde de mais, esta aí o nosso aquecimento global para confirmar. Não há como prevenir outros desabamentos, agora só há como remediar, e lá vai o dinheiro mal investido, é... isso se chama Brasil.

2 comentários:

Jonga Olivieri disse...

Simey, você comentou uma coisa que me chamaou a atenção. Esta questão da mídia... E nem em relação à procura de culpados, mas oa fato de que a grande imprensa pega um assunto e enche o saco com aquilo.
Veja, antes foi o goleiro Bruno, depois foi isso, depois foi aquilo outro. O pior é que a gente até esquece o assunto do "momento" imediatamente anterior. Qual era mesmo? Caspt!

Simey Lopes disse...

Você tem razão, todos os reporteres hj estao dramatizando as coisas e esticando o assunto, não fazem mais informar, agora é mais uma novela.
Particularmente acho que é mais uma forma de manipulação em massa que se usa desde que... sei la desde quando, desde que me conheço por gente ( não faz muito tempo rs)