6 de jan. de 2011

CSI VS Pericia Brasileira

Uma coisa que tenho observado é que quando se fala em pericia ou em ciência forense com adolescentes e jovem, até com alguns adultos, se lembra logo do programa de TV CSI. O programa mostra a rotina de criminalistas em Las Vegas, entre outros lugares, suas técnicas e seus casos. Só que como todo programa de TV tem sua parte de ficção, incentivo quem gosta de ciência forense e sabe que não é exatamente daquele jeito investir na área, mas quem pensa que é igual ao CSI, você vai se decepcionar.

A ciência forense é ainda uma ciência na sua infância, ela nasceu no Brasil por volta de mil oitocentos e alguma coisa, mas com a regime militar em 1964 ela sofreu uma queda, claro, os grandes poderosos do regime militar não queriam que ninguém colocasse na mídia o que eles faziam, quem eles matavam e como eles matavam, apesar de todos saberem, depois do fim do regime militar voltou-se a pensar em ciência forense.

No Brasil os recursos não são como o CSI mostra, as vezes não se tem recursos necessários para fazer uma determinada operação, e la vem o conhecido jeitinho brasileiro de fazer as coisas. Não existe ainda uma faculdade que ensine ciência forense em si,até porque você tem que ter conhecimentos específicos em uma determinada área de atuação sendo ela química, física, biologia, balística, entre outros.

É interessante o criminalista do CSI pega um caso e fica só com ele até terminar, ele vai nos laboratórios pegar os resultados, ele vai no juiz pedir seja la o que tenha que pedir, ele faz tudo. Não é assim, você atua em sue laboratório, quem é de campo apenas manda o que é de analise para a analise, o caso não é resolvido em poucas horas ou dias, você pega muitos casos ao mesmo tempo, e são resolvidos em meses, dependendo do "cliente" anos.

É uma ciência linda que tem muito para crescer e muito a realizar pela frente, tendo os trabalhadores certos, que realmente gostam de forense, e não simplesmente não perdem um capitulo de CSI. Uma área que promete muito.

Um comentário:

Jonga Olivieri disse...

A ficção em geral á mais imaginativa do que a realidade!
Mas sem dúvida é uma matéria interessantíssima.