23 de jul. de 2011

A chamada liberdade.

Estava eu em um dos meus devaneios de pensamentos, aqueles momentos que em viaja sem perceber que esta viajando e pensando em tudo ao mesmo tempo, quando de repente, quase que por um estalo, percebi quantas coisas existem que são contraditórias, percebi que o mundo é lugar contraditório, existe uma coisa que é dita como regra, mas ao mesmo tempo existe outra coisa completamente oposta a primeira e que chega, as vezes, a anular a primeira que também é tida como regra. Vou dar um exemplo para melhor compreensão.

Existe o chamado direito da liberdade de expressão, a ideia é que você pode dizer tudo que pensa sem haver nenhum problema com isso, sem ninguém poder lhe dizer que você não pode falar pois esta dentro de seu direito, mas na verdade todos sabemos que não é bem assim. Um exemplo prático hoje é duas pessoas em confronto de opiniões, uma diz que é a favor do homossexualismo e a outra que é contra, se a pessoa que é a favor expor sua opinião as pessoas, partilhando da mesma opinião ou não, dirão: "problema dela, ela esta em seu direito de liberdade de expressão."

Agora, se a pessoa que é contra expor sua opinião será que as pessoas reagirão da mesma forma? Somente quem vive em um mundo paralelo irá responder que sim, raras são as pessoas que pensaram do mesmo jeito, a maioria dirá: "você não pode falar isso, você pode ser processado por homofobia." Então é assim, a pessoa pode falar tudo o que ela quiser desde que não incomode as outras pessoas e ao mesmo tempo seu pensamento deve ser aceito pelas mesmas, vamos pensar bem, isso é uma liberdade condicional, o que ocorre com diversos assuntos e situações de nosso dia-a-dia.

O que é liberdade condicional? Seria uma forma de fazer você pensar que é livre para fazer tudo o que deseja sem que realmente seja, uma maneira de manipulação, uma maneira de fazer você pensar o que eles querem você pense, mas te fazendo acreditar que é você quem escolheu pensar isso, não teve nenhuma pressão da sociedade em cima dessa escolha. E quem tem um grande papel nessa formação de escravos da moral? Exatamente pequeno gafanhoto, a mídia, ela mesma que te passa a informação já pronta, já manipulada e sem nem um pingo de imparcialidade, como se tivesse saído do forno, selecionada, adicionado o ingrediente certo, manipulado e quentinho com uma pitada de sensacionalismo. 

É assim que funciona, ao mesmo tempo que te dão a impressão de inclusão na sociedade com o acesso a informação de todas as direções e de todas formas, estão na verdade formando mais uma forma de manipulação, pois o que adianta a informação sem a educação, sem aprender o tão prezado pensamento critico, a chave que liberta, ao menos, o pensamento, de forma que você não precise ouvir um pensamento para poder pensa-lo. Ouvi certa vez, não lembro onde, uma pergunta que de certa forma já foi respondida aqui, mas foi a qual me fez pensar melhor no assunto, que é de fato um assunto preocupante, mas só para um povo que esta preocupado em crescer, termino o texto com ela de forma a deixar espaço a reflexão. "Em um mundo onde todos tem acesso a informação, onde surge os formadores de opinião?"

2 comentários:

Jonga Olivieri disse...

O problema do "pensamento único" é grave. Estabelecem uma "verdade" e, desde que você não discorde, não se oponha àquilo, tudo bem.

Simey Lopes disse...

Verdade, pra mim é o que se chama de "pensamento universal" rs