30 de abr. de 2011

O espetacular universo...

Até pouco tempo atrás (relativamente claro) acreditava-se que o universo era infinito, agora se sabe que o mesmo é finito, sendo que se você pegar um “caminho reto” no universo você voltará para o mesmo ponto em que estava. 

Levando essa informação para a Terra, sabemos que se pegarmos uma reta voltaremos ao ponto inicial, pois a Terra é esférica, então diz-se que o universo é esférico, e existe um ponto central de gravidade.Porém descobri que seria algo contrario a gravidade, pois o universo se expande, e não se contrai. Expande-se para o nada.

A idéia de que o universo se expande a partir de um ponto central enquanto os sistemas e galáxias são atraídos pelos seus respectivos pontos centrais é meio contraditório apesar de lógico. É definir que Newton estava, em parte, errado quando disse que as mesmas leis que se aplicam a Terra se aplicam também ao universo. Ele estava, em parte, errado.


Analisando a lei de gravitação universal: os corpos de massa gigante se atraem, e o maior deles vence, então a menos que houvesse um corpo gigantesco no centro do universo, não tem porque ele se contrair. Mas uma explicação do porque ele se expande ainda está obscuro para mim.


É um assunto que vale a pena questionar e pesquisar, ainda não sei o porquê deste ultimo parágrafo, mas é uma coisa que, além de me fascinar, não se entende de um dia para o outro.

4 comentários:

Jonga Olivieri disse...

Profundas reflexões sobre o mais profundo dos mistérios!

Simey Lopes disse...

o mistério que mais me fascina.....

break disse...

Muito legal seu post, bem interessante.
Tambem gosto muito de misterios e os misterios cientificos me fascinam mais ainda.

Quanto a espançao do universo, tudo tem haver com o inicio..O impulso inicial, o big bang deu seu ponta pé inicial mas não parou mais, teorias se voltam para uma tal "energia escura" que renova as velocidades da espançao universal

Simey Lopes disse...

Braek
sim, vc esta certo. O universo não parou e não vai parar de se expandir. Gostei quando li que o universo se move harmonicamente, "tocando a música dos deuses".