19 de mar. de 2011

Stand-up.

Ultimamente, entre as folgas que tenho do colégio, tenho parado para ver alguns videos de Stand-up, só para alegrar minha alma um pouco e descansa-la, além de ter algumas piadas para contar para os amigos que ainda não viram os videos, digo os raros, e por acaso, ta bom, nem tanto por acaso, resolvi escrever sobre o mesmo.

Stand-up é uma "modalidade" de humor que surgiu, como a maioria das coisas que se é respeitada no Brasil, nos EUA, com os humoristas Fred Allen, Bob Hope, ente outros. Chegou ao Brasil em meio do séc. XX, e hoje temos grandes nomes como: Bruno Motta, Danilo Gentilli, Oscar Filho, Rafinha Bastos, Leandro Hassun, dentre muitos outros, que não é por não citar que não gosto, mas sim não cito por falta de espaço.

É interessante como o Stand-up é descrito e seguido em regra,apenas três coisas: é um único humorista, ou seja um monólogo onde ele tem que fazer o publico rir por mais ou menos uma hora sem contar piadas, somente satirizando acontecimentos rotineiros ou em pauta, um microfone e pedestal, claro, ele vai cansar de segurar o microfone por mais ou menos uma hora. e um banquinho, que convenhamos ele não usa, ele fica em pé o espetaculo inteiro, o banquinho é apenas figurativo, ou para por o copo d'agua.

Apesar da sátira que resolvi fazer com o próprio "satirizador" reconheço o tyrabalho dificil que é entreter um publico durante uma hora apenas com fatos e improvisos, além de que eles tem o incrivel papel de divertir nossas vidas monótonas e sem graça, nosso tempo livre gasto em um Stand-up, principalmente com os melhores humoristas, é um tempo bem gasto.

Um comentário:

Jonga Olivieri disse...

Muito boa esta matéria sobre um gênero que conheço faz tanto tempo e não sabia que se chamava 'stand-up'...