19 de mar. de 2011

Agua, uma fonte de vida e destruição.

Quando se pensa em vida e sua origem, sua essência, de onde provém e o que permite sua existência, chegamos em um assunto tão controverso quanto polêmico. O mesmo fator que é essencial a vida na Terra, também tem o poder de destruí-la, de dizimar um ecossistema inteiro, como já chegou a fazer em tempos remotos, sim, a água.

Sabemos que a água tem em si a questão da nossa sobrevivência, se não por que seria a preocupação tão acentuada com a mesma? Sim, é a base da vida, é 3/4 da composição da Terra, é por volta de 70% da composição de um organismo vivo, é o que mantém o equilíbrio do ecossistema. O verdadeiro maior produtor de oxigênio do mundo são os fitoplânctons, seres fotossintetizantes unicelulares que vivem nos oceanos, o que mantém todo ser aeróbico vivo.

Acredito que justamente para provar sua importância, em tempos distantes, antes mesmo dos dinossauros, a própria água destruiu o ecossistema existente. O que mantém o ecossistema marítimo vivo é a circulação dos oceanos pelo planeta, neste período, por fatores climáticos e termodinâmicos, esta circulação parou por um determinado período, o que levou a vida marítima à extinção, e consequentemente, ao fim do ecossistema terrestre.

Contudo não foi só em tempos remotos que a água mostrou seu poder destrutivo, a todo tempo ela vem nos ameaçando, mostrando que assim como nos mantém vivos, mantém nosso ecossistema equilibrado, também pode nos extinguir. é só olhar para seus efeitos de excesso ou excasses, sua falta traz a seca, a morte por desidratação, seu excesso, inundações.

Mas mesmo em lugares onde haja um certo equilíbrio de água, um simples fator natural como um choque entre placas oceânicas marítimas pode gerar um tsunami com força suficiente para devastar a costa de um continente inteiro, e nos mostrar mais uma vez o seu poder destrutivo.

Considero isso situações que podem levar o ser humano a parar e pensar que não é o mais poderoso do mundo, para fazer abaixar a soberba e confessar que sua vida depende de uma força muito mais superior, a força que nos dá a vida e sempre mostra que de uma hora para a outra pode tira-la: a natureza, a água.

4 comentários:

Jonga Olivieri disse...

Excelente matéria/postagem.
Uma verdadeira aula! Parabéns!!!

Simey Lopes disse...

interessante vc chamar de matéria, ultimsmente tenho pensado em fazer jornalismo ou algo do tipo, mas quem sabe.

Jonga Olivieri disse...

Vá em frente Simey. Você tem queda para isso. Mas, como já lhe disse, precisa se preocupar um pouco mais com a revisão de seus textos.
Sabe o que eu faço? Reviso meus textos no 'word', mas sempre dou uma relida na postagem publicada. E corrijo errinhos que deixei passar. É inevitável, mas sempre passam!

Simey Lopes disse...

Tomarei mais cuidado, como dizia uma musica que nossa querida Elis Regina cantava: "vivendo e aprendendo a jogar."
;)