30 de ago. de 2011

The history of everything

Todo o nosso universo estava em um estado quente e denso
Então há uns 14 bilhões de anos a expansão começou.
Espera...

A Terra começou a esfriar,
Os autótrofos começaram a babar,
Neandertais criaram ferramentas,
Construímos a muralha (construímos as pirâmides),
Matemática, ciência, história, desvendando os mistérios,
Tudo começou com o Big Bang!

"Desde o começo da humanidade" nem faz tanto tempo,
Já que cada galáxia foi formada em menos tempo do que leva pra cantar essa música.

Uma fração de segundo e os elementos foram feitos.
Os bípedes ficaram de pé,
Os dinossauros todos chegaram ao seu fim,
Eles tentaram escapar mas se atrasaram
E todos morreram (congelaram o rabo)
Os oceanos e a pangeia
Até mais, não ia querer ser você
Postos em movimento pelo mesmo Big Bang
Tudo começou com o Big Bang!

Está expandindo infinitamente mas um dia
fará as estrelas irem para o lado contrário
Colapsando para dentro, não estaremos aqui, não seremos feridos
Nossas melhores e mais brilhantes mentes acham que fará um Bang maior ainda!

Australopithecus ficaria de saco cheio de nós
Discutindo enquanto pegavam veados (nós pegamos vírus)
Religião ou astronomia, Encarta, Deuteronomio
Tudo começou com o Big Bang!

Música e mitologia, Einstein e astrologia
Música e mitologia, Einstein e astrologia
Tudo começou com o Big Bang!
Tudo começou com o Big BANG!

Tradução da uma em inglês The history if everything de Barenaked Ladies

26 de ago. de 2011

Adote uma criança pobre

Fico observando que existem mil campanhas para tirar animais das ruas, para cuidar dos mesmos e dar lar a eles, existem pessoas que cuidam muito bem de um animalzinho de estimação, gasta milhões com o bicho, trata como um filho, isso é muito bonito, mas e as pessoas que precisam de ajuda? E as pessoas que estão nas ruas e não tiveram uma chance de sair de sair delas? E os filhos das pessoas que não tem dinheiro para mante-los? É justo gastar milhões com animaizinhos e com pessoas necessitadas não gastar um misero centavo se quer? É justo um animal ocupar um posição que uma criança de rua poderia estar ocupando?

Pessoas que se acham muito sensíveis porque não conseguem ver um animalzinho mal cuidado na rua são as mesmas pessoas que olham pra uma pessoa que que esta na rua sem nenhuma oportunidade e viram a cara. Sim, é fato de que existem pessoas que estão na rua por consequência de seus próprios atos irresponsáveis, mas existe uma maioria das pessoas que estão na rua que simplesmente não tiveram uma oportunidade de sair, que não tem condição de dar uma vida mais digna para os filhos.

Então eu pergunto: é justo um animal estar no maior conforto possível provido por seu dono em um uma vida patética enquanto tem crianças na rua que vão acabar, por falta de opção, tendo uma vida que não vale a pena ser vivida? Se cada pessoas que tem um ou mais animais de estimação trocasse cada um deles por uma criança de rua acredito que a população da rua abaixaria consideravelmente, isso de não sumisse, pelo menos as crianças, e estas crianças teriam a oportunidade de crescer bem e ter uma chance de fazer uma vida digna. 

24 de ago. de 2011

Evolução animal

Fico pensando, se não fosse o homem que desenvolvesse o cérebro a ponto de ser tornar o animal dominante em toda a Terra, em cada canto de cada continente, mas sim, talvez, sei lá, outro animal qualquer. Será que o mundo estaria do jeito que está? Será que esse outro animal qualquer seria tão qualquer a ponto de deixar o planeta que fornece nossa sobrevivência chegar ao ponto que chegou ou pior? Ou será que por ser outro animal qualquer o planeta estaria em melhores mãos? Ou será ainda que simplesmente o cérebro não devesse se desenvolver? 

A capacidade cerebral do bicho homem é tão magnífica, tão divina, tão gloriosa, cujo qual ninguém sabe ao certo até onde pode chegar, é um poder fascinante nas mãos de um pequeno ser que não sabe nem ao menos lidar com esse poder, não sabe se quer como usá-lo, quando os poucos que conseguem manipular de forma digna, com boas intenções e da melhor possível esse poder concebido pela evolução, um ser da mesma espécie, porem menos desenvolvido pega esse poder já materializado e, mesmo sem capacidade de entendê-lo completamente, resolve utilizá-lo, sendo a conseqüência deste ato um desastre natural ou não. 

Fico pensando como um animal tão egoísta, individualista e interesseiro como o ser humano pode ser capaz de conviver em bando, estabelecer relacionamentos, procriar e ainda conseguir se tornar mais individualista, mais egoísta e mais interesseiro do que já era. Talvez seja uma forma de sobrevivência, talvez uma forma de evolução, mas creio que um ser mais evoluído seria capaz de viver em sociedade sem prejudicar o seu próximo, não necessariamente se importando, mas ao menos contribuindo mutuamente, se não pro bem estar geral, talvez pro não mal estar geral, quem sabe um simples nada mutuamente distribuído em partes iguais, para esse poder de fazer nada não é necessário um cérebro altamente desenvolvido e polegares opositores, bastaria apenas, e quanto melhor, simplesmente ser vivo. Creio estar descrevendo uma ameba, talvez de fato o ser mais evoluído.

17 de ago. de 2011

Coisas do Brasil - GREVE


Meu colégio (IFRJ) entrou em greve junto com todos os IF's do Brasil, o motivo? O corte que a Dilma fez na verba da educação! Existem muitas coisas contraditórias no Brasil, uma delas é tudo o que causa greves, primeiramente diz-se que a educação é a base para o futuro, sendo os jovens o nosso futuro, e a primeira coisa que a nossa querida "presidenta" Dilma faz quando entra no poder é: cortar verba da educação, dá para entender alguma coisa?


Acho muito interessante que no Brasil tudo é resolvido por greves ou movimentos parecidos, começando pela época da ditadura ( que não esta tão lá atras) e os movimentos estudantis, acabou a ditadura, mas os problemas não acabaram, e para resolve-los o que logo se pensa: greve. A organização do Brasil é uma coisa muito engraçada de se parar para analisar, principalmente se comparados com outros países. 

É um absurdo serviços de estrema necessidade e que não podem parar entrar em greve por causa de um governo mal estruturado e mal organizado. Mas não culpemos os governos recentes, isso vem dos primórdios da história brasileira, mas também não retiremos a culpa dos governos recentes, imagino que deve ser difícil estruturar um governo mal estruturado somente em quatro anos, mas se o povo fosse mas voltado a politica, tivesse mas interesse em saber e estudar o que acontece com o nosso país, hoje estaria uma situação menos grave, ou pelo menos que não necessitaria de greve e afins para resolver problemas.

Faço uma ideia do por quê o primeiro serviço a se cortar verba foi justamente a educação, a situação esta confortável para quem esta no poder, um povo burro é um mais fácil de se manipular, entretanto existem estudantes, existem aqueles que sabem e brigam pelos seus direitos.

13 de ago. de 2011

Um ponto de partida....

Vi uma cena hoje no trem que me deixou à pensar: um garotinho parou o cara que vendia doce, mas o pai não tinha dinheiro para comprar o doce, a criança não fez birra, não chorou e nem ficou chateada, um homem do lado que viu a cena pagou o doce para criança, logo após a criança ofereceu um pedaço do doce para o homem.

Isso me pôs à pensar: " ainda existem pessoas de bom coração." , o que passaria por uma cena normal que acontece no dia-a-dia de pais pobres, por ter sido diferente ficou na minha cabeça, começando de a criança não fazer birra por o pai não ter dado o doce à ela, eu acho interessante como as crianças pobres são as mais compreensivas, se fosse em um ônibus ou na zona sul a criança começaria a chorar a pai para não fazer feio daria o doce à criança, crianças mimadas se tornam adultos despreparados. 

O outro fato de um cara, com certeza não tão melhor que o pai do garoto, pois estava no trem também, pagou o doce para o garoto, geralmente as pessoas estão tão preocupadas com suas próprias contas e desejos que não se importam com circunstancias como essas, penso que só uma pessoa que passou pela mesma situação pode ter um coração um pouco mais gentil. 

É, minhas esperanças não são em vão, ainda existem pessoas que se preocupam com as outras, minha pergunta é: será que ainda existem pessoas preocupadas com o futuro do país e dispostas a fazer alguma coisa? Se houver pelo menos um cara como esse do trem, eu já estou satisfeita, é um inicio. 

9 de ago. de 2011

A banda

Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas parou
Para ver, ouvir e dar passagem

A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela

A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor

Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou

E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor...

Chico Buarque