21 de mar. de 2012

Trecho de leitura - Fortaleza Digital

“ Uma noite durante a apresentação do Quebra-nozes na universidade, Susan escreveu para Becker sua primeira mensagem encriptada, usando um código básico. Ele ficou sentado durante todo intervalo refletindo sobre mensagem de 20 letras: 

                  ENH ANL SDQ SD BNMGDBHCN 

Finalmente, pouco antes das luzes se apagarem para a segunda parte, ele compreendeu. Para codificar a mensagem, Susan havia simplesmente substituído cada letra do texto pela letra anterior do alfabeto. Para decifrar o código, tudo que Becker tinha que fazer era trocar cada uma das letras pela seguinte. A virava B, B virava C, e assim por diante. Ele rapidamente fez isso com as outras letras. Nunca imaginou que cinco breves palavras pudessem deixá-lo tão feliz: 

                   FOI BOM TER TE CONHECIDO 

Ele rabiscou rapidamente sua resposta e deu o papel para Susan: 

                         SZLADL ZBGDH 

Susan leu e corou.” 



Fortaleza Digital – Dan Brown

16 de mar. de 2012

A caverna da atualidade.

Achei muito apropriado aos dias de hoje a imagem, uma visão politica e econômica, uma das poucas informações uteis que passam pelo facebook.

A ideia de uma figura presa a uma situação imposta a ela não é de hoje, a Alegoria da Caverna de Platão passa essa ideia, de alguém preso a um sistema, imagino que quem fez essa imagem tenha se inspirado nela, mas ali é acrescentado uma ideia a mais, dizendo que a imagem representa o mundo capitalista, as pessoas penduradas são os pobres, a base da piramide, que de fato quem sustenta o capitalismo, querendo ou não. O gordo sentado pode representar a burguesia que é "alimentada" pelos pobres e alimenta quem esta de fato no poder, mas ao mesmo tempo ele passa a ideia de que o gordo da figura não se da conta de que se alimenta das pessoas penduradas, numa alusão a Alegoria, as sombras feitas no muro é a televisão alimentando o consumismo, e da mesma forma que as pessoas presas na caverna não sabem o que produz as imagens, o gordo na figura não sabe que esta sendo manipulado. De um outro ponto de vista pode-se dizer que são os trabalhadores dos países desenvolvidos que exploram os trabalhadores dos países subdesenvolvidos sem nem se dar conta, como dizia um filósofo francês. Mas o que chamou minha atenção nessa imagem é o quanto a referencia feita ao sistema capitalista é real.

2 de mar. de 2012

Lágrimas de um sobrevivente

Ás vezes a vontade de chorar é maior que muita coisa, mas o choro não tem exatamente uma causa, um motivo, só aparece, talvez como uma forma de escape, talvez uma forma de aliviar as tensões, de não deixar você pirar e fazer alguma coisa que não deveria. Ele vem de muitas formas em momentos diferentes, as vezes vem como um amigo, com a mais pura intenção de se fazer presente e te dizer que você pode contar, desabafar e acreditar. 

Na maioria das vezes vem como uma lembrança, não necessariamente a lembrança de alguma época ou de algum fato que te faça feliz ou triste, mas como uma lembrança de você mesmo, de que você pode e deve confiar, primeiramente, em você, lembrar que acreditar em sim mesmo é a melhor escolha a se fazer, e lembrar, também, que se deve pensar com calma ao planejar as coisas, os planos, as atitudes, o futuro, sempre com calma, pode parecer frieza, mas a melhor maneira de pensar, de traçar planos, é com calma e sendo calculista, levando em consideração todas as ínfimas possibilidades de dar errado. 

Cada lagrima tem um significado diferente, como se o choro tivesse etapas, primeiro o desespero, a ideia de impotência sentida em determinada situação, onde a única solução é deixar o tempo fluir e trazer a oportunidade para os planos funcionarem, depois o consolo, onde você diz para si mesmo que vai conseguir, que vai dar certo, que você pode, tem capacidade. Logo após se transforma na calma que necessita para pensar em cada detalhe de sua estratégia, seus planos. 


“O que é e o que é? Clara e salgada,cabe em um olho e pesa uma tonelada (...) Eu que me julguei forte, eu que me senti, serei eu fraco quando outras dela vir. Se o barato é louco e o processo é lento, no momento, deixa eu caminhar contra o vento.” Racionais Mc’s